BOOM Econômico: Um tipo de cenário econômico

Um fator na economia que gera grandes resultados financeiros, veja como acontece esse boom e quais os exemplos ao longo da história

Publicidade

Publicidade

Enquanto muitos acontecimentos fragilizam uma economia, gerando crises longas ou rápidas, mas em que nas duas situações podem ocorrer fortes e negativos impactos para a população da região, o contrário pode acontecer, e é chamado de Boom Econômico.

Por ser algo que pode acontecer mundialmente, é bastante conhecido por seu termo em inglês Economic Boom.

Publicidade

Para que um país ou cidade tenha um boom econômico é necessário que várias decisões e práticas sejam tomadas, e todas visando inicialmente um crescimento para economia do país.

Caso elas sejam priorizadas e levadas a sério, entregarão um resultado de crescimento mais rápido ao país e aos cidadãos que fazem parte dele.

Publicidade

A definição de boom econômico e as práticas que o causam

Publicidade

O boom econômico é um termo que define um alto e repentino nível de crescimento no mercado financeiro, onde a demanda aumenta e a oferta também, ou seja, há uma economia funcionando de maneira constante e tão rápida que acarreta os índices econômicos em seus níveis mais altos.

Isso pode gerar uma valorização da moeda nacional mais alta, e como a compra de produtos aumenta é necessário que mais empregos sejam adquiridos, para que a produtividade seja igualada com a venda.

Publicidade

Publicidade

O que significa também que o desemprego pode diminuir, o que é bom principalmente no sentido de mais qualidade de vida, pois uma família terá recursos para arcar com seus custos e despesas.

Quando essa oferta e demanda aumenta, além das empresas estarem abertas às novas contratações, é essencial que melhorem as ferramentas de trabalho, que qualifiquem seus funcionários, e também contratem os já qualificados.

Publicidade

Dessa forma, com a produção e a prestação de serviço boa que os resultados econômicos também estarão bons, o contrário pode gerar uma deseconomia de escala

Esse rápido crescimento da economia é considerado algo peculiar, pois é raro de acontecer, no mercado de investimentos, onde o dinheiro rende mas não há o trabalho que se refere a uma oferta e demanda.

Publicidade

Existe um termo parecido, onde os investimentos estão em uma posição de render mais que o esperado, é o bull market, que significa um “mercado de touro”.

Quando o boom é realizado, também pode acarretar em uma inflação de demanda, ou seja, como há mais dinheiro circulando no país, causa um aumento no valor dos produtos que estão à venda.

Existem algumas circunstâncias que causam um funcionamento do crescimento econômico em uma rápida escala. 

Isso vai acontecer principalmente por conta dos segmentos que uma empresa está inserida, tem que ser algo inovador, que faça parte e facilite o dia a dia das pessoas que vão adquiri-lo. 

Um forte exemplo é o ramo da tecnologia, conforme foi e continua evoluindo é um mercado que cresce e permite que outras áreas e segmentos sejam inseridos nelas, o que forma a inovação no mercado.

Por exemplo, as revoluções industriais aconteceram pois houve novas tecnologias na época, por mais que hoje elas pareçam menos úteis como ferramenta de trabalho, foram necessárias em um momento histórico que inseriu muitas pessoas no mercado de trabalho, como era preciso manuseá-las e quanto mais máquinas produzindo para mais pessoas consumirem, mais funcionários eram essenciais para o funcionamento delas.

 Atualmente isso acontece, mas pelas redes sociais, onde é cada vez mais possível que as pessoas produzam conteúdo e também o venda e sempre o que tiver um conteúdo que agregue terá vendas para fazer.

As empresas de tecnologias, como Microsoft, Apple e outras, crescem exponencialmente, mesmo que uma mais que as outras, todas acabam tendo um significativo espaço no mercado, pois elas oferecem produtos com altas demandas, o que em um momento de inovação, traz um pico na economia.

Vale lembrar que com o boom econômico, as taxas de juros, impostos aumentam junto com o consumo, o que de certa forma significa que está igualado ao faturamento e não maior que ele.

Quando um boom é desfeito, é por conta de um nível decrescente de consumo, e então a economia se estabiliza, não estando em pico alto, mas não necessariamente entrando em um cenário de crise.
Há três exemplos históricos que tiveram um boom econômico, na China, em um momento em que o capital foi aberto para exportações, ela teve um pico e uma alta na economia, há décadas atrás também ocorreu nos Estados Unidos, onde o país já tinha uma economia fortalecida e depois cresceu  mais ainda, mesmo depois entrando em uma forte crise, e por fim no Brasil também ocorreu na década de 70, quando o PIB cresceu aceleradamente.

Publicidade