Algotrading: conheça esse método e como ele funciona no mercado financeiro

O termo se refere a todo tipo de negociação financeira que parte de um algoritmo de forma automatizada

Publicidade

Publicidade

O Algotrading é um método de execução de ordens automatizadas usando instruções pré-programadas. Ele foi promovido pelos avanços tecnológicos obtidos na busca de ganhos de capital no mercado de ações. Sendo uma vertente de trabalho tecnológico que tem crescido muito dentro do mercado financeiro nos últimos anos.

É interessante entender como funciona o Algotrading e quais os riscos envolvidos nesse tipo de operação automatizada.

Qual a principal finalidade do Algotrading? 

Publicidade

O termo se refere a todo tipo de negociação financeira que parte de um algoritmo de forma automatizada. 

O Algotrading surgiu da expressão americana “Algorithmic Trading” que pode ser traduzido livremente como especulação com ativos financeiros por meio de algoritmos. 

Publicidade

Normalmente, algoritmo usa 3 principais variáveis pré-programadas:

Publicidade

Tempo; 

Preço; 

Publicidade

Publicidade

Volume.

Essa estratégia foi feita para possibilitar operações de curtíssimo prazo na bolsa de valores. 

Publicidade

Assim, com o uso de dados e velocidade operacional, o sistema de negociação utiliza os seus modelos matemáticos para tomar decisões e realizar operações em pouquíssimo espaço de tempo. 


Publicidade

A grande vantagem do Algotrading é possibilitar que pessoas com pouco conhecimento do mercado financeiro conseguirem operar com estratégias conhecidas e comprovadas, afirma o fundador da empresa Algo Trading, Fabiano Oliveira. 

“Além disso, facilita a questão do tempo porque você não precisa ficar na frente do computador toda hora, apenas checar o andamento de vez em quando. A maior parte das pessoas que perdem dinheiro no mercado financeiro é por questões de disciplina, então o algoritmo trabalha com parâmetros pré-definidos, tirando a questão emocional”.

Como utilizar o Algotrading?

O sistema Algotrading, devido a sua eficiência metodológica, vem sendo bastante usado por bancos de investimentos, fundos de pensão, fundos de hedge, entre outros tipos de fundos de alto grau de complexidade. 

A grande demanda por esse tipo de sistema é justificada pela alta capacidade de execução de ordens em larga escala. 

A escolha por esse tipo de sistema acontece justamente porque o trabalho realizado pela tecnologia não poderia ser executado por humanos. 

Estudos feitos em 2016 apontam que 80% das trocas feitas no mercado de FOREX foram realizadas pelo robô Algotrading. 

Contudo, é importante ressaltar que os sistemas utilizados por fundos são extremamente sofisticados e, consequentemente, caros, ou seja, não poderiam ser contratados por pessoas físicas, com raras exceções. 

Conheça os riscos dos traders serem substituídos pela tecnologia/Foto: Reprodução

Quais os riscos do Algotrading?

Mesmo que tenha uma inteligência artificial avançada, o Algotrading ainda é um sistema desenhado e desenvolvido por um humano.

Por esse motivo, é impossível não associar o que é o Algotrading como uma estratégia especulativa. 

Afinal, são infinitas as variáveis que afetam a formação dos preços na bolsa de valores, sobretudo porque o que determina o preço é a oferta e demanda no mercado, determinada exclusivamente pela vontade das pessoas. 


Portanto, esse tipo de operação financeira deve ser considerado de altíssimo risco e especulativa, ainda que tenha uma grande capacidade analítica. 

Os traders profissionais serão substituídos?

Os traders não serão substituídos pela tecnologia, especialmente pelo fato de que é necessário alguém para programar o sistema para poder utilizá-lo, mesmo que ele funcione de forma automatizada.

A inclusão das variáveis de observação, o peso de cada variável para determinação do preço, e diversos outros fatores, será determinado pelo programador do sistema. 

Diante disso, os traders do mercado financeiro costumam utilizar ferramentas como essa em sua rotina de trabalho.

Todos os especialistas em Algotrading tem uma visão positiva do mercado e grandes expectativas de crescimento. Eles percebem que tanto do lado acadêmico, como do profissional, há um grande interesse de desenvolvimento do setor.

Publicidade