Agente financeiro: entenda as suas funções no mercado

Saiba como o agente financeiro é um dos setores mais importantes e necessários para o mercado de finanças

Publicidade

Publicidade

O processo de investimento pode ser um pouco complicado, mas nada impossível, e é por esse motivo que existe o agente financeiro, que pode te ajudar e orientar, para que você não sinta-se perdido, sem falta de opções e desistir de investir, por exemplo, em um sonho. 

Eles exercem várias funções no mercado financeiro, deste modo são fundamentais e de suma importância, existem variedades de empresas e instituições, essas opções podem se encaixar em seu planejamento, trazendo vantagens e benefícios para o seu investimento

Publicidade

Para ter um agente financeiro, é necessário que você entenda quem são, quais as suas funções, como você pode utilizá-las e os seus requerimentos, assim você não encontrará dificuldades no meio do caminho e poderá tirar todas as suas dúvidas em relação a esse serviço. 

Quem são os agentes financeiros?

Encontrar um agente financeiro não é complicado, são profissionais e empresas que trabalham em operações no setor financeiro, representando como garantidor, financiador ou endossante, eles também podem ser profissionais autônomos que desempenham a mesma função que o representante de agência. 

Publicidade


Publicidade

Um agente financeiro pode conceder empréstimos, financiamentos e outras operações de crédito, portanto é comum que sejam solicitados para tratar de finanças, atuar em empresas de cobranças, crédito, factorings, corretoras de valores, seguros, entre outras instituições semelhantes. 

Quais os tipos de agentes financeiros? 

Os tipos mais comuns de agentes são os de créditos e os financiadores, você pode escolher qual vale a pena contratar, ambos possuem diferenças, mesmo que estejam presentes no mesmo mercado, algumas funções podem ser avaliadas pelo agente de crédito que o agente financeiro não pode.

Publicidade

Publicidade

O seu histórico precisa ser avaliado para que você consiga efetuar transações em qualquer instituição financeira, por esse motivo, contratar o agente de crédito ou financeiro é essencial. Facilitar o processo é um dos objetivos centrais, principalmente, por serem conhecidos como longos e complexos. 

Agentes de Créditos: 

O agente de crédito tem como função avaliar as suas atividades e qual o seu histórico de dívidas, se você é um bom pagador ou um grande devedor, deste modo ele monitora o seu histórico, e assim você não encontrará dificuldades quando precisar ser aprovado em uma aplicação.  

Publicidade

Instituições bancárias e seus representantes podem atuar nesta área, assim como um profissional autônomo, eles avaliam e mostram quais as melhores opções para os seus clientes e se vale a pena solicitar, por exemplo, um empréstimo, evitando que você tenha grandes dores de cabeça.

Agentes financiadores: 

O agente financiador é uma pessoa jurídica, instituições como bancos comerciais, associações de poupança, empresas que realizam empréstimos e outras instituições que sejam autorizadas pelo Banco Central, podem atuar nesse serviço, pois o objetivo é ajudar os clientes quando eles precisam de um financiamento como garantia em suas aplicações. 

Publicidade

Imagem ilustrativa/Foto: CPT Static

Como ser um agente financeiro? 

Ser um agente financeiro não é complicado, você precisa cumprir alguns requisitos, sendo o principal se cadastrar como Agente Operador do FGTS ou como Agente Financeiro do Sistema BNDES, deste modo você precisa ser autorizado e credenciado para exercer a função.

Portanto, entendemos que a função do agente financeiro é de suma importância para o mercado de finanças, visto como uma das principais funções na hora começar o seu negócio, solicitar um empréstimo, consultar o seu histórico de crédito, entre outros milhares de serviços que eles podem exercer. 


É importante que você escolha qual agente pode trazer mais opções e vantagens, pesquise se ele é autorizado e credenciado pelo Governo Federal e se está apto a trabalhar como um agente financiador, e ser uma peça fundamental para o seu futuro investimento.

Publicidade