5 Dicas para você economizar nas compras do mercado

Conheça as melhores dicas para você economizar na hora de fazer as suas compras

Publicidade

Publicidade

Em momentos onde o nosso poder de compra não é tão alto, é necessário ter cuidado nos gastos do cotidiano para que você evite as tão famigeradas dívidas, porque quando você entra nelas o mais difícil é sair. E pensando nisso, nós decidimos trazer 5 dicas para você economizar nas compras do mercado.

Portanto, vai conseguir manter a sua conta bancária no verdinho. Dessa maneira, você terá o equilíbrio perfeito entre as suas compras e seus gastos.

Publicidade

Ficou curioso para saber como economizar uma boa grana? Então aproveite para ler a matéria agora mesmo.

Faça um cardápio da semana

Além de fazer uma lista de compras para repor o que falta. Uma das melhores opções é analisar o que você tem de ingredientes em casa e comprar com base no que você precisa para aproveitar tudo. Assim, você consegue separar e pensar no que você pode fazer ao longo da semana e dividir as porções, tudo de forma planejada.

Publicidade

Dessa maneira, você irá gastar apenas o essencial e ainda vai descobrir que é possível prolongar as compras por mais um tempo, caso repita o processo.

Publicidade

Além disso, você terá a liberdade de preparar as porções e deixá-las prontas para esquentar no micro-ondas, e convenhamos, com comida pronta você não terá gastos com aplicativos de comida.

Faça compras no atacado

Se você mora em um local próximo a um mercado no estilo atacado, ele pode ser uma ótima maneira de economizar, principalmente em relação a produtos não-perecíveis.

Publicidade

Publicidade

E como eles vendem em quantidades abundantes, só que em menor preço, você pode convidar um amigo ou familiar a dividir com você, tendo um preço ainda menor por uma quantidade maior de produtos.

Nesse caso, você pode utilizar a famosa calculadora ou aplicativos que auxiliem na divisão de preços e compras entre amigos e familiares e resolver tudo através de um belo e formoso PIX.

Publicidade

Fazer compras em menor período de tempo

Para quem faz compras online, diminuir o intervalo de tempo entre uma compra e outra pode auxiliar nas suas economias, quer saber como? Já que acabamos comprando em abundância produtos perecíveis, como por exemplo as frutas, elas estragam até o final do mês.

Sendo assim, se você fizer compras a cada uma semana ou até em 10 dias, você poderá investir em uma quantidade menor de frutas e ainda sim comê-las sem perder a data de validade.

Publicidade

Além disso, comprando em menor período de tempo, faz com que você evite cair em armadilhas, como repor coisas que já tem em casa.

Não se iluda com as economias falsas

Por mais tentador que seja, é necessário fazer uma avaliação severa dos produtos que você compra. Por exemplo, você pode estar comprando um papel higiênico que é mais barato que os dos concorrentes e achar que está economizando, mas que na verdade é o contrário.

A qualidade deste papel higiênico pode ser tão precário que ele acabe tão rápido que seria muito mais compensador comprar um que seja mais caro e que tenha mais durabilidade e qualidade.

Uma das melhores dicas é calcular o preço pela unidade.

Em situações adversas você pode ser específico, como por exemplo:

Ver quantos metros de papel vem no papel higiênico que você compra (é possível ver através da embalagem e assin, economizar no mercado.

Fazendo vista grossa em todos os itens de sua lista, é possível economizar. Uma ótima grana em cada item e utilizar esse dinheiro para investir em ações ou para uma reserva emergencial.

Olhe bem as marcas próprias

Pode parecer estranho, mas os mercados vendem produtos próprios que acabam sendo deixados de lado pela população. Mas o que muitos não sabem é que na verdade esses produtos são ótimos, além de serem extremamente baratos em comparação com outras marcas.

Então, aproveite para fazer um teste ao longo dos próximos 6 meses e veja o quanto você pode economizar investindo em produtos com marcas próprias.

Extra: economize no cartão de crédito

Dentre tantos tipos de cartões de crédito, que carregam cada um seus benefícios específicos. Outra coisa que os define são as faixas de preço e de como eles podem ter diferenças significativas analisando o limite desses cartões. E isso pode ajudar a economizar no mercado.

Publicidade

O melhor conteúdo de negócios e economia no Brasil, de graça para você.

Cadastre-se para ter acesso a este conteúdo, é totalmente de graça!

Ao se cadastrar, você concorda com o compartilhamento de seus dados com a Estoa, e com os Termos de Uso , incluindo o uso de cookies e o envio de comunicações