Tesouro Selic negativo: entenda o que esse termo significa?

Principal título do Tesouro Nacional ficou negativo pela última vez em 2020

avatar

Feito por:

Igor Maranhão

16/10/2023

Tesouro Selic é um dos investimentos mais seguros do mercado /Foto: Reprodução
Tesouro Selic é um dos investimentos mais seguros do mercado /Foto: Reprodução

Sem dúvida alguma, a notícia não foi bem recebida por investidores desse tipo de papel, afinal, os próprios economistas dizerem que o Tesouro Selic é um dos investimentos mais seguros do mercado.

Diante dessa situação, as pessoas começaram a se perguntar o que realmente está acontecendo no mercado financeiro. Será que é hora de procurar outras modalidades de investimentos? Para você entender mais sobre o que está acontecendo, preparamos esse artigo para você. 

O que é Tesouro Selic negativo?

Antes de qualquer coisa, é importante você saber que o Tesouro Selic (LFT) é um título de dívida pública emitida pelo governo. Ao fazer esse tipo de investimento, você está na verdade, emprestando dinheiro ao puder público. Em troca, você recebe juros por isso. A vantagem é que você pode resgatar o seu dinheiro quando quiser, sem ser prejudicado.

Última vez que o Tesouro Selic ficou negativo foi em 2020 /Foto: Reprodução

Porém, essa taxa está totalmente relacionada ao aumento da inflação. Se a inflação sobe, a taxa sobe. Se a inflação cai, a taxa Selic também cai. De certa forma, até poderia ter um lado bom nessa história, já que juros baixos facilitam a vida de quem possui dívidas.

Contudo, na prática, não é assim que acontece. Primeiro, porque os bancos não vão necessariamente abaixar os juros para quem tem dívidas. Segundo, porque quando o risco de investimento é alto, a rentabilidade também é alta. Porém, com a taxa Selic a 2%, a rentabilidade acaba se tornando pouco atrativa para os grandes investidores do mercado.

Como a Taxa Selic está baixa, o rendimento cai. Consequentemente, diminui-se a procura por investimentos no Tesouro Direto.

Por que o Tesouro Selic está com retorno negativo?

O desempenho do Tesouro Selic (LFT) está totalmente relacionado a estes três fatores:

– Taxa Selic baixa

– Agravamento das contas públicas

– Leilão de títulos realizado pelo Tesouro em setembro de 2020

Além disso, não é novidade para ninguém que o novo coronavírus, também causou problemas na economia brasileira.

Devido ao aumento de gastos relacionados as medidas de combate ao covid-19, a situação fiscal brasileira se tornou ainda mais fragilizada. O problema é que mesmo antes de o coronavírus surgir, a situação econômica do país já estava ruim, afinal, nós estamos vivenciando uma crise desde o final do ano de 2014.

Porém, no ano de 2020, houve um grande aumento da dívida pública, que fez com que uma outra crise surgisse. Dessa forma, o Brasil se tornou um país ainda mais arriscado para realizar investimentos. Os juros mais curtos permaneceram muito baixos, já que em um momento de retração econômica, é normal a realização de estímulos monetários.

Em contrapartida, os juros de médio e longo prazo dispararam. Como se não bastasse tudo o que aconteceu, o governo não definiu com 100% de certeza o que será feito para contornar a situação.

Há algum risco de calote para o Tesouro Selic?

É muito difícil haver um calote no Tesouro, afinal, em último caso, o governo pode imprimir moeda para pagar a dívida interna. O que está acontecendo com o Tesouro Selic cria uma preocupação maior em relação as contas públicas, que estão sendo deterioradas.

Ou seja, a atual situação pode trazer problemas em relação ao mercado de títulos públicos, que pode ficar disfuncional (se a situação não for controlada).

Vale a pena tirar os seus investimentos no Tesouro Selic?

Antes de qualquer coisa, é preciso analisar a sua situação financeira. De qualquer forma, tudo indica que o está acontecendo com o Tesouro Selic, seja algo passageiro. Ou seja, é bem provável que a situação volte ao normal em alguns meses.

Além disso, se você tirar tudo agora, vai perder o dinheiro que já investiu. Por isso, caso não possua necessidade imediata de retirar esse dinheiro, pode deixá-lo ali, ou então, retire uma parte para diversificar seus investimentos. O que você realmente precisa saber, é que o Tesouro Selic deve ser utilizado como um investimento que traz retorno a médio e longo prazo.

Portanto, não se desespere com o que está acontecendo, pois ao investir nessa modalidade, você não deve pensar em retorno imediato.

Está na hora de diversificar a reserva de emergência?

O Tesouro Direto é um dos investimentos mais seguros do mercado. Contudo, não há investimento 100% seguro. O que isso quer dizer? Simples. Não importa a situação, você precisa diversificar seus investimentos. Nem mesmo o Tesouro Selic, que sempre foi considerado uma das opções mais seguras de investimento por economistas e especialistas no assunto, está imune ao que acontece no mercado.

Por isso, você deve sim diversificar os seus investimentos. Se você ainda não possui uma reserva financeira, uma ótima opção é cadastrar uma conta em um banco digital, que ofereça um CDB que rende pelo menos 120% do CDI.

Lembre-se que caso aconteça alguma coisa, você vai precisar desse dinheiro de forma imediata. Ou seja, por mais que haja opções muito vantajosas de investimento, se a sua preocupação for criar uma reserva de emergência, você deve procurar por investimentos com alta liquidez (o Tesouro Direto tem liquidez diária).

estoa-logo
facebook
twitter
telegram
youtube
linkedin
tiktok
    Institucional
  • Login/Inscreva-se
  • Termos de Uso
  • Politica de Privacidade
  • Compliance
  • Vagas
  • Contato
  • Imprensa
    • Conteúdos
  • Colunas
  • Artigos
  • Ebooks
  • Relatórios
  • Carteiras Recomendadas
    • Ferramentas
  • Calendário Econômico
  • Estoa QI
  • Painel de Notícias
    • Notícias
      Produtos
  • Research
  • © 2022 Estoa Research Publicações Ltda. · CNPJ 33.734.913/0001-90